terça-feira, 15 de julho de 2014

Coxinha vegana

Hoje vi uma receita de salgadinho vegano de palmito e fiquei com muita vontade de comer uma gordice desse tipo. Eu já havia baixado o app Minhas Receitas Vegan, então fui na parte de salgados e adaptei a receita de coxinha que tinha lá. Esse foi o resultado:

- Massa:
• 4 xíc. chá de farinha de trigo
• 4 1/2 xíc. de água
• 8 col. sopa de óleo de soja
• 1 col. chá de curry
• 2 tabletes de caldo de legumes
• Sal, tempero baiano e pimenta do reino a gosto
Em uma panela grande e funda, coloque a água e os temperos, mexendo bem até dissolver o caldo de legumes. Adicione o óleo, leve a panela em fogo alto e deixe ferver. Abaixe o fogo e adicione (de uma vez só!) a farinha de trigo.
Agora vem a parte divertida: pega a colher de pau e MEXE MEXE MEXE MEXE MEXE MEXE MEXE! Mas mexe muito! Mexa bem forte por cerca de 15 minutos, até a massa se desprender do fundo e virar uma bola.
Retire a massa da panela e, ainda morna, sove-a em uma mesa limpa e lisa até obter uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e deixe descansar enquanto prepara o recheio.

- Recheio:
• Proteína texturizada de soja (receita aqui: http://creativeggie.blogspot.com.br/2014/07/como-eu-preparo-minha-pts.html)
Aumente a receita, pois a massa rende bastante. Como essa proteína será recheio do salgadinho, não coloque muito molho de tomate: apenas duas colheres de sopa e um pouquinho d'água. Adicione milho, ervilha, pimentões, cheiro verde, azeitonas... capriche bastante!
Obs.: Se desejar aspecto de "carne de frango", faça com a PTS clara.

- Montagem:
• Farinha de rosca
• Água
• Óleo para fritar
Quando terminar de preparar tudo, estique a massa com a ajuda de um rolo, sempre polvilhando farinha de trigo para não grudar na mesa. Com a ajuda de um copo ou tampa de pote (usei a tampa de um pote de maionese), corte círculos. Recheie com uma colher de chá da proteína de soja (já fria!), feche como uma trouxinha e molde no formato de coxinha. Molhe na água, passe na farinha de rosca e frite em fogo médio até ficarem douradas. Não se esqueça de escorrer muuuito bem em papel toalha.

Dica: Varie nos recheios! Essa receita de massa serve para fazer risoles, coxinhas, bolinhas e todos os salgados possíveis. Experimente com azeitonas, legumes, palmito, mandioqueijo, tofu, espinafre, cogumelos... O que sua mente inventar! 



2 comentários:

  1. Será que posso congelar essa receita???

    ResponderExcluir
  2. Pode sim, Gabriela, sem problema algum. Elas se mantêm gostosas mesmo depois de congeladas. Bjos!

    ResponderExcluir